INTEGRAÇÃO

Com mais de 900 colaboradores estrangeiros, Marfrig comemora o Dia Nacional do Imigrante

Cláudia Rodrigues, gerente de RH da Marfrig

publicidade

O dia 25 de junho, data comemorativa ao Dia Nacional do Imigrante, foi de celebração na empresa Marfrig, em Várzea Grande. A festividade contou com gincanas, prêmios, apresentações culturais da comunidade indígena venezuelana, Winikina, e muita música valorizar a cultura desses colaboradores. Isso porque, a Marfrig tem atualmente mais de 900 funcionários que são imigrantes de países como: Haiti, Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador e Colômbia.

A data é uma oportunidade para celebrar a coragem e a determinação daqueles que deixaram suas terras em busca de novas oportunidades e para reconhecer a diversidade como uma riqueza fundamental. Segundo a gerente de RH da Marfrig, Cláudia Rodrigues, a empresa reconhece a importância dos colaboradores estrangeiros e faz questão de comemorar a data como forma de agradecer a contribuição deles com a corporação.

“Esse é um momento para celebrarmos. O objetivo é acolhe-los ainda mais, para que se sintam parte da família Marfrig. Muitos aqui estão distantes dos familiares e vieram em busca de um meio de sobrevivência. Então, esse momento é também para nos aproximarmos mais da cultura deles e afirmar que fazem parte dessa grande família que é a Marfrig”, ressalta a gerente de RH.

O padre Mauro Verzeletti, responsável pelo Centro Pastoral dos Migrantes da Congregação dos Missionários de São Carlos em Cuiabá, participou da comemoração a convite da Marfrig para dar a benção, e durante a cerimônia ele aproveitou para destacar a importância da parceria entre a pastoral e a empresa.

“O Centro Pastoral dos Migrantes tem uma parceria muito importante com a Marfrig para a inserção laboral dos trabalhadores imigrantes que chegam em Mato Grosso. Todo imigrante que chega em um país diferente tem o sonho de ter melhores oportunidades de vida, porque ele sai do seu próprio país para fugir da extrema pobreza ou da violência. E chegar num território diferente e encontrar uma empresa que acolhe; pessoas que dão essa atenção humanitária, é muito importante. Eu vejo quando o pessoal vem aqui na Marfrig para fazer a entrevista admissional e volta para o Centro Pastoral contente porque foi contratado, isso é muito gratificante”, destacou o padre.

Leia Também:  Colheita do milho safrinha avança e preços animam produtores

Acolhimento

Há 7 anos, o jovem Anyelwel Giovanni Gonzales, deixou seu país de origem, a Venezuela, e veio sozinho para o Brasil, com apenas 22 anos na época. O objetivo era buscar uma vida melhor e novas oportunidades de crescimento. Ele está há 4 anos trabalhando na Marfrig, onde começou como auxiliar e subiu de cargo, agora como desossador.

“Aqui a empresa dá oportunidade para aprendermos, porque a maioria que vem trabalhar nunca teve experiência em frigorífico. Então. a oportunidade aqui é para todos, não importa se é brasileiro ou imigrante, somos todos iguais aos olhos da empresa”, conta Anyelwel.

Outro exemplo de acolhimento é o ex-funcionário Rabel Ribeiro, 46 anos, cacique da comunidade indígena Winikina da Venezuela. Ele foi convidado a participar da comemoração representando os indígenas imigrantes, e levou sua família, que também já trabalhou na empresa, para realizar apresentações culturais e expor os artesanatos produzidos pelas mulheres da etnia Winikina.

“Eu e meus filhos trabalhamos aqui na Marfrig e foi muito bom para nós. Fizemos muitos amigos e somos recebidos aqui com respeito e carinho, nos sentimos como se estivéssemos em casa. Hoje, viemos mostrar um pouco da nossa cultura venezuelana e indígena para todos nesta data especial”, disse Rabel.

A analista de Recursos Humanos Pleno, Ennye Lee Vieira, que esteve à frente dos preparativos da comemoração na empresa, explica que a Marfrig se preocupa em acolher bem os imigrantes e momentos como esse são importantes para integrá-los no seu local de trabalho.

“É importantíssimo essa ambientalização cultural aqui dentro, tendo em vista que a grande maioria vem de uma situação muito vulnerável. Por isso, eles buscam uma qualidade de vida melhor quando chegam aqui e ainda, reencontram maneiras de reavivarem parte das suas origens. Nos preocupamos em proporcionar a eles um acolhimento humanizado”, esclarece a analista.

Leia Também:  Comitiva dos EUA conhece sistema de produção da Marfrig e destaca projeto Conexão Comunidade

Dia do Imigrante

O Brasil, conhecido por sua diversidade cultural, sempre recebeu imigrantes de várias partes do mundo, que contribuíram para o desenvolvimento social, econômico e cultural do país. No século XXI, o Brasil continua a receber imigrantes de diversas origens, incluindo bolivianos, colombianos, haitianos, chineses e venezuelanos.

Esses novos fluxos migratórios reforçam a imagem do Brasil como um país eclético e multicultural. O Dia do Imigrante é importante para lembrar que a imigração se constituiu como traço fundamental para a formação da sociedade brasileira, e as sucessivas chegadas de imigrantes tornaram o Brasil um dos países com maior diversidade cultural no mundo.

Sobre a Marfrig

A Marfrig é uma das companhias líderes em carne bovina e maior produtora de hambúrguer no mundo, com receita líquida de 31,8 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2023 e capacidade diária de abate de mais de 29.100 bovinos em suas unidades da América do Sul e América do Norte, bem como capacidade de produção de 222.000 toneladas de hambúrgueres por ano.

Em Várzea Grande, a unidade realiza as operações de abate e desossa; industrializados e graxaria. Trabalho feito com autorização dos órgãos de fiscalização ambientais do município e do governo estadual. É a maior empresa empregadora privada da região, recordista na geração de empregos e receita para a cidade.
Já a produção de carne in natura e industrializados é destinada ao mercado interno e mercado externo. São cerca de 2.400 abates por dia, sendo 16,5 mil toneladas de alimentos por mês e 4,8 toneladas de alimentos por dia.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide