
“Eliminando barreiras para aproximar pessoas”, esta foi a temática abordada durante a apresentação, em Arapiraca, das ações de acessibilidade e inclusão promovidas pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). A palestra ocorreu na quinta (21), no auditório do Cesmac do Agreste.
O evento, organizado pelo TJAL e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da universidade, teve como objetivo sensibilizar os acadêmicos dos cursos de Direito e Psicologia.
“É importante enfatizar o respeito à diversidade, da garantia de direitos e da criação de ambientes acessíveis para todos”, ressaltou Valkiria Malta, que é membro da comissão de acessibilidade do Tribunal.
A analista foi convidada para apresentar as ações de acessibilidade e inclusão desenvolvidas pelo TJAL e apontou que “as atuações do judiciário contribuem significativamente para o fortalecimento de uma sociedade mais justa e igualitária”.
Durante o seminário, foram destacadas as instalações físicas de acessibilidade, como rampas de acesso e pisos táteis. E ainda, foram evidenciadas as ações de sensibilização e capacitação, elaboração de cartilha digital, cursos e recursos de libras e legendas na comunicação.
Para Valkiria, estas medidas são fundamentais na promoção dos direitos e na garantia do bem-estar de todos os cidadãos, incluindo aqueles com deficiência. O seminário integrou a programação da Semana de Acessibilidade e Inclusão, que ocorreu dos dias 18 a 22 de março.
O momento também contou com a participação da advogada Taciana Nunes, da Comissão da OAB/AL de Acessibilidade e Inclusão, da psicóloga da Associação Pestalozzi de Arapiraca, Carolina Sena, e da diretora do Cesmac, Priscila Vieira.
Fonte: Poder Judiciário de Alagoas