O comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Adonival Coelho de Souza, afirmou que os militares de qualquer unidade do Estado possuem capacitação e controle emocional para atendimentos que vão além das ocorrências criminais, em entrevista concedida nesta sexta-feira (10.10) ao Jornal da Nova, da Rádio Nova FM. Na madrugada desta quinta-feira (9.10), militares da unidade salvaram uma bebê de 15 dias que estava engasgada com leite materno.
“Temos uma forte diretriz do Governo do Estado para capacitações. Para que os policiais militares possam atender, temos que aprimorar as competências para quando nos depararmos com situações das mais diferentes naturezas, desde um roubo a banco, tráfico de drogas, furto, até o atendimento a casos de urgência e emergência médicas. Todos já ouviram falar a respeito do controle emocional e do sangue frio. Essa preparação nos leva a agir com essa naturalidade, pois estamos capacitados. Essa ocorrência demonstra isso”, afirmou o tenente-coronel.
Na última quinta-feira, policiais da unidade finalizavam o registro de uma ocorrência, no bairro Planalto, quando ouviram um grito de socorro feito pela mãe da criança. O 3º Sargento Weverton Silva Santana iniciou os procedimentos de primeiros socorros para a desobstrução das vias aéreas da criança, utilizando a Manobra de Heimlich, e fez a reanimação da pequena Luara, de apenas 15 dias de vida.
“Esse foi um ato de heroísmo. Algo que vai além de nossas atividades e do que estamos habituados. Traz também uma sensação de orgulho, pois mostra que, além da proteção, nós servimos à sociedade”, avaliou o comandante do 3º Batalhão.
O tenente-coronel Adonival também destacou que esse tipo de atendimento só é possível porque a população confia na Polícia Militar. Uma pesquisa, realizada pelo Instituto Percent Brasil, revelou que 89% da população de Mato Grosso confia no trabalho dos militares.
“Somos a instituição que está disponível em todos os 142 municípios de Mato Grosso, em todos os distritos, sendo a mais próxima da sociedade de maneira geral. Nós precisamos oferecer atendimento de qualidade. As pessoas da comunidade conversam conosco todos os dias e temos orgulho de ter uma qualidade de atendimento. Pode confiar na Polícia Militar, pois estamos em atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana”, finalizou o comandante.
Fonte: PM MT – MT